Projeto de autoria do parlamentar Ciro Neto focado na agricultura familiar é aprovado em Sessão Plenária

O projeto de lei nº 162/19, Linhas de Produção, de autoria do deputado Ciro Neto, foi aprovado hoje (28) por unanimidade em sessão plenária.

Linhas de Produção, como já defendeu deputado em sessões anteriores, é uma oportunidade de acreditarmos na força da agricultura familiar maranhense. Através da implantação do projeto em todo o estado, o projeto pode chegar a beneficiar mais de 26 mil pessoas de forma direta, e chegar a movimentar quase 1 bilhão de reais por ano.

Quando aprovado o projeto, caso tenha uma adesão de todos os 217 municípios, poderá beneficiar quase 7 mil famílias, o que movimentará cerca de 78 milhões de reais por mês em todo o estado.

O projeto de lei, além de beneficiar diretamente, mais de 26 mil pessoas, promove a sustentabilidade.

Linhas de produção se baseia em uma cadeia produtiva, que seja independente do clima em períodos de estiagem, implementando tecnologias de baixo custo, inovadoras, que sejam acessíveis aos pequenos produtores rurais.

Ainda pensando no meio ambiente, para melhorar a produção de horticultura, seriam utilizados biofertilizantes, levando assim um produto orgânico e seguro para a mesa do maranhense.

Linhas de Produção também estabelece a criação dos CICOPs, Centro Integrado de Comercialização dos Produtos, que será responsável por fazer a comunicação das regiões do Maranhão, para que o nosso estado se torne independente, da produção de estados vizinhos.

O projeto de lei aprovado hoje, trará benefícios significantes para a economia e para os moradores do nosso estado, promovendo sempre uma convivência harmoniosa com o meio ambiente.

Próximo passo
Para que o projeto seja validado em todo o estado, falta apenas a sanção do Governador do Estado, Flávio Dino.

Pensando além
Em pronunciamento, feito em Sessão Plenária, o deputado Ciro Neto, falou sobre a sua visita ao estado do Ceará na sexta-feira (24), onde visitou a EMATERCE.

Durante essa visita, o deputado teve a oportunidade de conversar com o presidente do órgão, Antônio Amorim e com o ex-prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, que foi o responsável por implantar projeto que serviu de inspiração ao prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, que implantou no município o projeto Linhas de Produção junto com o secretário de Agricultura Robson Carvalho, que foi premiado pelo Sebrae na categoria “Inovação e Sustentabilidade”.

Na ocasião, o prefeito Juran Carvalho falou sobre a importância do projeto, “Nossa preocupação foi com a qualidade e a continuidade da produção rural do nosso município, pensando em beneficiar nossos produtores e à população em geral, que teria como adquirir alimentação de qualidade, fazendo circular dinheiro da cidade dentro da nossa cidade”.

(Crédito: JR Lisboa / Agência Assembleia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *