Flávio Dino NÃO deu aumento salarial para presos no Maranhão

Uma notícia falsa começou a circular com força nesta sexta-feira (6) sobre suposto aumento salarial a presos do Maranhão. É mais uma entre tantas fake news que são espalhadas por aí.

De acordo com a fake news, o Estado do Maranhão teria dado aumento salarial para presos. Isso foi baseado numa foto de detentos segurando um cartão.

Trata-se, na verdade, de uma foto de 2016 sobre o Cartão Reintegração e Cidadania, usado pelo Governo do Maranhão para evitar que dinheiro circule nas cadeias.

Pela lei, todo preso que trabalha recebe três quartos do salário mínimo. Em vez de esse dinheiro circular nas cadeias, ele é depositado num cartão, que é usado pela família do detento.

A lei determina que, do total dos rendimentos, 60% vão para os familiares (por meio do cartão); 25% vão para uma conta judicial para que o preso resgate ao final da pena; e 15% retornem ao Estado.

Ou seja, o cartão é uma maneira de racionalizar o que a lei manda não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil.

Quanto mais presos trabalhando no Maranhão, melhor para o Estado. Isso significa não apenas ressocialização para os detentos, mas também economia aos cofres públicos.

Só na produção de blocos para pavimentar ruas, por exemplo, o governo economiza mais de R$ 2 milhões  por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *