Exército pode assumir conclusão da duplicação da BR-135

Iniciada em 2012 e nunca efetivamente concluída, a obra de duplicação da BR-135, no trecho de 27 km entre São Luís e Bacabeira, deve ser finalizada pelo Exército Brasileiro.

A informação foi confirmada ao Blog do Gilberto Léda, nesta segunda-feira (29), pelo superintendente do Dnit no Maranhão, Gerardo Fernandes.

Segundo ele, a entrega da conclusão da obra ao Batalhão de Engenharia do Exército está entre as opções.

“O Exército está realizando estudos preliminares. Nesta semana teremos uma definição”, declarou.

Pedido

A se concretizar essa intervenção na obra, atende-se com quase três anos de atraso um pedido do deputado federal Eduardo Braide (PMN).

Em julho de 2016, quando ele ainda era deputado estadual, a Assembleia Legislativa aprovou um requerimento seu – e subscrito por quase todos os parlamentares maranhenses -, solicitando que o Governo Federal repassasse a responsabilidade pela duplicação da BR-135 ao Exército.

Década de 60

Inaugurada aos pedaços numa cerimônia marcada por bate boca entra políticos maranhenses, a rodovia nunca esteve em boas condições, mesmo com pavimento relativamente novo.

No ano passado, o Dnit admitiu que o sistema de pavimentação da via é da década de 1960 (saiba mais).

O projeto – datado de 2009 – usou tecnologia trazida dos Estados Unidos e que não leva em consideração algumas variáveis, como o movimento de cargas pesadas ou o clima.

Rodovia estadual

O Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro já está em ação no Maranhão.

Desde 2016, em convênio com o Governo do Estado, 280 militares trabalham na pavimentação da rodovia MA-034, trecho entre os municípios de Passagem Franca e São João dos Patos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *