Populares discutem prisão de ex-prefeito nas redes sociais.

Blog do ClaudioMendes

José Francisco Pestana

José Francisco Pestana

A prisão do ex-prefeito, José Francisco Pestana, de 63 anos, na última segunda-feira (25), comoveu a classe política, imprensa, empresários, e a sociedade civil.

Muitas pessoas tem manifestado-se a todo momento, e muitas vezes considerando a prisão justa, pois segundo relatos, ele tem que pagar pelo que fez ou seus funcionários fizeram.Já outras pessoas consideram a prisão “injusta”, pois tem ex-gestores das secretarias e de outras funções que estão impunes.

Pestana, foi um dos fortes aliados da atual prefeita de Cururupu, a professora Rosinha, nas ultimas duas eleições para a prefeitura de Cururupu. Muitas pessoas acreditavam que Pestana, iria fazer parte da equipe de governo da prefeita, o que não aconteceu. O ex-prefeito, vem encabeçando seu filho, Gustavo Pestana, no cenário político ao longo dos anos, o que estava gerando inquietações em muitas lideranças políticas da cidade.

Muitas pessoas verem a prisão como “injusta”, em face do ex-gestor ser uma pessoa boa, humildade, humanizada, responsável, popular e de hábitos simples, mas temos que levar em conta, que Pestana assinava por toda uma administração, assumindo responsabilidades de ações, que em sua maioria não foram feitas por ele, mas dependia de uma equipe técnica, e administrativa, que muitas vezes ficam isentas das responsabilidades finais, como as ações de secretários, assessores e assessorias contábeis e jurídicas. Tem gestores e órgãos que defendem concurso público para algumas áreas, pois acreditam que só assim haverá mais responsabilidades e transparência na gestão pública.

Como diz o samba da escola Flor do Samba do ano de 2007, de composição de Jacozinho e interpretação de Delvandro Diniz, “Com a proteção de São Jorge e de Deus que nos criou, salve o filho ilustre que Areia Branca ganhou…. A composição retrata a história de lutas, vitórias e fé que Pestana tem, “peixe e camarão ele pescou, vendeu bolo, para o trabalho se entregou, foi coroinha de São Jorge com muita humildade e amor“….. Zé Francisco segue em frente na benção do criador, segue junto com teu povo e será sempre vencedor“.  Diz os trechos da composição, uma musica que mostra a luta de Pestana ao longo de sua vida.

O fato da prisão de Pestana gerou comoção também nas redes sociais e na região do litoral maranhense, pessoas preocupadas ligam todos os dias para os familiares, pedindo notícias e levando mensagem de fortalecimento.

Nilton César Freitas e outras pessoas usaram o painel de comentário de nosso blog para expressarem seu respeito e sua visão sobre o trabalho do ex-gestor.

O Zé Francisco é gente boa e merece o respeito de todos. Na minha opinião, hoje ser prefeito é só pra quem tem amor pelo povo. E tenho certeza que o Zé Francisco, é uma pessoa responsável. Foi um prefeito que trabalhou com dinamismo e com boa visão de políticas públicas para o município de Cururupu. Se ele tá preso, mostra que não é e nunca foi homem de fugir de suas responsabilidades. Peço a Deus que conforte o Zé nesse momento difícil e que possa lhe conceder uma grande vitória nas revisões do seu processo“. Concluiu Nilton

0 pensou em “Populares discutem prisão de ex-prefeito nas redes sociais.

  1. Me causa espanto,ver através do Google esse tipo de matéria
    Me nego a crer que seja o mesmo José Francisco Pestana que conheci nós anos 70 em São Luís…. aquele jovem tinha hombridade, carácter e honestidade
    Eu teria que ouvir do próprio José Francisco tudo isso que li

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *