“CUIDADOR (A) TAMBÉM PRECISA DE CUIDADOS” – CAPS II DE PINHEIRO INICIA PROJETO VOLTADO A MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II deu início nesta semana ao projeto de atendimento a cuidadores e cuidadoras de crianças e adolescentes portadoras do espectro autista. O projeto tem como base o atendimento exclusivo e específico para crianças autistas abraçando também os cuidadores que em sua maioria, são as mães das crianças.
Para a diretora do Centro, Rosa Pinheiro, as cuidadoras também precisam de cuidados e por isso devem ser inseridas nos programas voltados para esse público: “todas essas mães tem anseios, tem angústias, tem tristezas e tem desespero também; elas, especialmente, precisam de cuidados. Pensando no bem estar dessas mães que tem um reflexo direto no bem estar das crianças, nós inserimos no planejamento do CAPS II um programa voltado exclusivamente para a saúde mental das crianças, mas especialmente para as mães”, declarou a diretora.
A prática desse projeto teve início nesta quarta-feira (11) com uma roda de conversa com as mães e aplicação de uma oficina de orientação, onde a diretora, Rosa Pinheiro, e a psicóloga, Thiara Nava do CAPS II, atuaram para explicar o projeto às mães e apresentar os parceiros que vão estar acompanhando e prestando atendimento, como os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf e a UFMA na pessoa do professor João.
Dentro do planejamento do Centro foi destinado um dia da semana para atendimento exclusivo e específico para as crianças portadoras do espectro, será agendado um atendimento exclusivo com o médico psiquiatra Dr. Gaspar, as mães serão inseridas nas atividades de Grupo Terapia realizadas com psicólogos e inseridas também nas oficinas com terapeutas ocupacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *