Admiradores, autoridades, políticos e filhos de santo prestigiam o velório de Bita do Barão

Diversas autoridades, políticos, amigos mais próximos e admiradores, além de filhos de santo, passaram ou continuam no velório do maior babalorixá do Brasil, mestre Bita do Barão (foto abaixo), que está sendo realizado na Tenda Rainha Iemanjá, na cidade de Codó. 

Como o Blog do Luis Cardoso antecipou ontem, quinta-feira (18), antes da morte oficialmente decretada de Bita do Barão, o velório permanece por todo o dia de hoje e parte de sábado na tenda sagrada, sendo que o corpo será enterrado amanhã. Familiares achavam que o babalorixá seria liberado pelo médicos em Teresina para recuperação em Codó, o que não aconteceu.

Diversas personalidades já se manifestaram sobre a morte da maior referência de preservação do culto e religião de matrizes africanas, como o ex-presidente José Sarney, a filha e ex-governadora Roseana Sarney e o próprio governador Flávio Dino em nota oficial.

Idade

Bita nasceu no povoado Santo Antônio dos Pretos, na zona rural de Codó, com o nome de Wilson Nonato de Souza, mas ninguém sabe ao certo a idade verdadeira dele. Uns afirmam que Bita do Barão tem uns 108 anos, mas o documento que mostra o registro diz que ele nasceu em 1932.

Desde criança a mediunidade despertou no menino uma forte atração. Foi apelidado de Bita pelos familiares por ser uma criança ativa e que pulava feito um bode.

Turismo

A presença de Bita do Barão em Codó era a maior referência do do município e sua principal atração turística. Pessoas de outros estados e do mundo todo iam para a cidade conhecer o meste ou dele escutar conselhos e fazer consultas espirituais. Comércio, notadamente o hoteleiro, faturava em cima do babalorixá, que tem ainda projetos sociais voltados para os mais carentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *