Morre em hospital menino retirado com vida dos escombros de prédios que desabaram no Rio

Morreu na manhã deste sábado (13) o menino Hilton Guilherme Sodré Souza, de 12 anos, resgatado com vida dos escombros dos prédios que desabaram na Muzema, Zona Oeste do Rio. Ele havia sido socorrido por volta das 23h de sexta-feira, mas não resistiu e morreu no hospital. Os pais dele, Hiltonberto de Souza e Maria de Nazaré Sodré tiveram os corpos reconhecidos por parentes no Instituto Médico-Legal.

Hilton, à esquerda, morreu na manhã deste sábado no hospital para onde foi socorrido; a irmã dele, Isabele, escapou ilesaa; a mãe dele, Maria Nazaré, e o pai, Hiltonberto, foram retirados dos escombros já sem vida e tiveram os corpos reconhecidos pela família neste sábado. — Foto: Arquivo Pessoal

Hilton, à esquerda, morreu na manhã deste sábado no hospital para onde foi socorrido; a irmã dele, Isabele, escapou ilesaa; a mãe dele, Maria Nazaré, e o pai, Hiltonberto, foram retirados dos escombros já sem vida e tiveram os corpos reconhecidos pela família neste sábado. — Foto: Arquivo Pessoal

Com a morte de Hilton, já são sete o número de mortos na tragédia, ocorrida no começo da manhã de sexta-feira. Outras nove pessoas foram resgatadas com ferimentos e pelo menos 13 ainda continuam desaparecidas.

Hilton foi retirado dos escombros com fratura em uma das pernas e ferimentos no rosto. Segundo os Bombeiros, ele estava consciente e foi levado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.

Bombeiros buscam por vítimas nos escombros de dois prédios que desabaram na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Bombeiros buscam por vítimas nos escombros de dois prédios que desabaram na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Os pais do garoto também foram vítimas do desabamento. Maria Nazaré e Hiltonberto Rodrigues Souza foram retirados já sem vida dos escombros. Os corpos deles, no entanto, só foram reconhecidos por parentes na manhã deste sábado. A caçula da família, Isabele, escapou ilesa porque foi retirada do prédio pelo pai instantes antes do prédio vir abaixo.

A busca pelos desaparecidos entrou no segundo dia nesta manhã. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalham no local, que foi isolado devido ao risco de desabamentos de construções vizinhas às que desabaram.

Por volta das 10h, o Corpo de Bombeiros atualizou a lista de vítimas resgatadas e de desaparecidos. Segundo a corporação, 15 pessoas foram retiradas dos escombros, das quais cinco já estavam mortas. Das dez que foram resgatadas com vida, duas morreram em hospitais da cidade. Com isso, chegava a sete o número de mortos na tragédia.

Até o fim da noite de sexta, os bombeiros consideravam haver ainda ao menos 12 desaparecidos. Nesta manhã, a lista foi revista e as equipes creem que há 17 pessoas ainda em meio aos escombros.

Reconhecimento de corpos

Parentes de vítimas da tragédia da Muzema, na Zona Oeste do Rio, chegaram cedo neste sábado ao Instituto Médico-Legal, no Centro do Rio. Gutembergue Nogueira e a mulher Cleina Rodrigues, saíram da Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste para liberar o corpo de Cláudio Rodrigues, que morreu na sexta-feira (12) no Hospital da Unimed. Resgatado ainda com vida, Cláudio sofreu quatro paradas cardíacas e não resistiu.

“Agora estamos no drama, com a minha cunhada Adilma, que está em estado muito grave no hospital. Ela está com a pressão sendo mantida por remédios e com o peito aberto com sacos de gelo para tentar conter a hemorragia. Ela está muito fraca e os médicos nem sabem se vão conseguir fazer a segunda cirurgia vascular que ela precisa”, disse o cunhado Gutembergue.

Magno Rodrigues de Souza. A prima Marinês e uma tia vieram checar se os três corpos sem identificação retirados dos escombros são de parentes. O sobrinho de Magno, o menino Hilton Guilherme Sodré, de 13 anos, morreu na manhã deste sábado, no Hospital.

“Meu sobrinho não resistiu e morreu agora de manhã. Mais viemos aqui pra ver se os corpos que estão aqui são dos pais dele, Hiltonberto Rodrigues de Souza e a mulher dele Maria Nazaré”, disse Magno, que também mora na Muzema, mas em outro condomínio.

Construções irregulares

Os imóveis que desabaram na Muzema tinham cinco andares. A Prefeitura do Rio informou que as construções são irregulares e chegaram a ser interditadas duas vezes – em novembro de 2018 e em fevereiro deste ano.

O desabamento aconteceu por volta das 7h desta sexta. Não chovia no momento, mas a região sofreu com os temporais desta semana. As avenidas de acesso ainda estão alagadas.

A área onde ocorreu o acidente foi isolada, e os bombeiros disseram que outros prédios da região podem ir abaixo. No início da manhã, havia um forte cheiro de gás nas imediações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *