Itapecuru-Mirim, Turiaçu, Palmeirândia, Penalva e Serrano recebem kits de instrumentos musicais

Na tarde da última quinta-feira (27), vinte instituições de cidades do Maranhão receberam kits de instrumentos musicais, em mais uma ação do Programa Maranhão Musical. A entrega dos kits ocorreu no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, e contou com a presença do governador Flávio Dino. Durante a entrega, o governador lembrou que ao todo já foram entregues 70 kits a instituições em todo o Maranhão, e que este era um momento dedicado não só à música, mas também à educação, à cultura e à vida.

“Estou muito feliz, depois de entregar tantas outras coisas importantes nesses primeiros quatro anos, eu coloco a música no mesmo patamar, por isso que esses kits são tão fundamentais porque dizem respeito à essa dimensão do cidadão como um ente integral. Um cidadão que é educação, alimentação, saúde, segurança pública, mas que é também aquilo que a arte nos traz. Tenho certeza que esses jovens vão poder praticar ainda mais e vão poder estimular outros jovens a se integrarem a esse processo de aprimoramento do espaço escolar, da educação e da cultura no Maranhão”, afirmou Flávio Dino.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino; do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o secretário Municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa; além de outras autoridades, gestores de cultura e professores de música dos municípios beneficiados.

O Programa Maranhão Musical tem como proposta oferecer cursos regulares de iniciação e formação musical através de aulas práticas e teóricas, contribuindo com a dinâmica da produção cultural nas cidades maranhenses, além de democratizar o acesso ao ensino musical gratuito e de qualidade para todos.

“Esse é um momento muito importante, estamos aqui entregando mais 20 kits instrumentais para cidades do Maranhão e isso demonstra mais ainda o compromisso e a importância com a qual o governador trata a cultura e a educação do nosso Estado. E se Deus quiser em 2019 teremos ainda mais projetos com mais escolas contempladas, mostrando a política de disseminação da cultura por todo o nosso Estado”, explicou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Integram o grupo de instituições e municípios que receberam o kit com instrumentos musicais: a Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, o Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte, e o Centro de Ensino em Tempo Integral Barjonas Lobão – CAIC, em São Luís; o Centro de Ensino Amaral Raposo, em Imperatriz; o Colégio Militar 2 de Julho, Unidade II e Unidade III Liceu Ribamarense, em São José de Ribamar; a Escola de Música, em Caxias; o Centro de Ensino Paulo Ramos, em Turiaçu; a Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, em Pedreiras; a Banda Municipal de Santa Rita, em Santa Rita; além dos municípios de: Alto Parnaíba, Colinas, Davinópolis, Itapecuru, Morros, Palmeirândia, Penalva, Primeira Cruz, São Luís Gonzaga e Serrano do Maranhão.

“Estamos aqui recebendo esse kit do Governo do Estado, que está prestigiando os municípios com uma banda marcial. Penalva recebe esses instrumentos que integraram a Banda Dr. Lourival Gama e nós estamos muito felizes por essa ação de valorização da cultura. A gente observa o quanto que isso movimenta e a juventude se envolve nesses projetos. E mais uma vez a gestão estadual tem sido parceira dos municípios indo muito além, trazendo uma sensibilidade que é de realmente olhar para setores que valorizam o cidadão”, declarou o prefeito do município de Penalva, Romildo Campos.

Cada instituição recebeu um kit de instrumentos musicais contendo três trompetes, três trombones de vara, um bombardino, uma tuba, três bombo marching, três pares de pratos, três caixas tenores e 20 estantes para partitura.

Para Eliel Ribeiro, gestor geral do CE Paulo Ramos, em Turiaçu, os novos instrumentos além de fomentarem nos estudantes o gosto e aprendizado da música, também trarão economia, já que são contratadas bandas de fanfarra do município para acompanhamento das atividades cívicas da escola, e agora, os próprios estudantes do Centro de Ensino é que farão esse acompanhamento.

“Nós não temos banda marcial instituída, mas com esses instrumentos que ganhamos teremos mais vida para nossa escola. Nós temos uma demanda muito grande de alunos que gostam de música e têm habilidades para tocar instrumento. Então, agora vamos formar a banda do ‘Paulo Ramos’, esses instrumentos chegam em ótima hora”, destacou o gestor.

Para Kleyson Ferreira Martins, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte, no Conjunto Radional, a música é um elemento de transformação de vida.

O estudante vive na periferia da capital, em uma área de extrema vulnerabilidade social, e encontra na sala de aula e na banda da escola o refúgio para o não envolvimento com o mundo das drogas e marginalidade.

“Eu conheci a música desde os 8 anos, na igreja, sou autodidata, e com esses instrumentos e participar de uma banda de música, são a forma que encontrei de fugir da marginalidade”, diz ele.

“Alguns dos instrumentos que temos na escola são emprestados, e eu tive muito medo de não poder continuar tocando por conta disso. Agora, com os instrumentos sendo nossos, esse medo passou. Posso me dedicar ainda mais à música e buscar realizar meu sonho, que é me formar um grande músico”, reafirma Kleyson.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, declara que esses instrumentos não servem apenas para a música, para formar uma banda na escola. A música, a arte, a cultura é um investimento também em educação, em segurança pública, em saúde mental.

“Temos aqui a prova que esse investimento do Governo do Estado está valendo a pena. Nosso estudante Kleyson mora em uma área vulnerável, perto de palafitas e tinha tudo para estar na marginalidade, estava com as notas em baixa e descobriu na música o grande incentivo para melhorar. Então, em nome do secretário Diego Galdino e do governador Flávio Dino, nós da Secretaria de Educação agradecemos por esses instrumentos. Essa é a prova de que arte, cultura e educação salvam vidas”, enfatizou Felipe Camarão.

Sentimento de gratidão também compartilhado pela gestora geral do CE Estado do Rio Grande do Norte, Kalyane Fontenelle.

“Estamos extremamente gratos, essa é a realização de um sonho. Nossa escola iniciou uma banda com instrumentos emprestados de outras escolas e temos prazo para devolvê-los. Então, agora nós termos nossos próprios instrumentos para dar continuidade a esse projeto, é gratificante. Esse trabalho que fazemos com a música dentro da escola tem resgatado muitos alunos que estão dentro da escola construindo uma história digna. É uma nova oportunidade para nossos estudantes”, concluiu a gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *